A Lista di Leva e o Ruolo Matricolare são documentos de registros militares usados nos Arquivos de Estado Italianos
Lista di Leva
O objetivo principal é identificar e listar quem está apto a prestar o serviço militar, independentemente de serem efetivamente convocados para o serviço ativo.
É o registro inicial dos jovens italianos aptos para o serviço militar, geralmente feito quando completavam 18 anos.
Observação 1: A Lista di Leva é feita no local de residência do italiano, não necessariamente no local de nascimento.
Observação 2: Há uma cópia da Lista di Leva no arquivo do comune.
Ruolo Matricolare:
O Ruolo Matricolare registra o histórico militar completo, desde o alistamento até a dispensa ou outros acontecimentos importantes durante o serviço.
Assim, a Lista di Leva funciona como uma pré-seleção geral, enquanto o Ruolo Matricolare é o histórico específico de quem prestou o serviço.
Inventari
São documentos detalhados que organizam e descrevem o conteúdo dos acervos históricos mantidos em cada arquivo. Eles funcionam como guias para facilitar o acesso e a consulta aos documentos preservados. Cada província italiana tem seu próprio Arquivo de Estado, que guarda registros importantes sobre a história e a administração local. Esses inventários ajudam a localizar e entender quais tipos de documentos estão disponíveis e como estão organizados.
Foto: Archivio di Stato di Milano.
Lista di Renitenti
Temos, ainda, a Lista di Renitenti, que é um documento militar dos Arquivos Militares e de Estado das províncias italianas que registra os jovens que foram chamados para o serviço militar obrigatório, mas não se apresentaram ou recusaram-se a servir – ou seja, “renitente”: ausente ou em falta com o serviço militar.
Conta para mim: você já conhecia essas diferenças? Algum desses documentos já te ajudou durante a pesquisa genealógica? Como foi?